Canabinóides, incluindo o CBD, interagem com o sistema endocanabinóide do seu corpo, ou SEC. O SEC é um grupo de receptores canabinóides endógenos localizados no cérebro dos mamíferos e em todo o sistema nervoso central e periférico, constituído por lipídios neuromodulatórios  e seus receptores. Foram identificados dois receptores endocanabinóides primários: CB1 e CB2.

Diversos estudos têm demonstrado que o SEC está diretamente envolvido nos processos que mantêm nossos corpos equilibrados dia a dia, incluindo: apetite, sensação de dor, humor, memória, funções do sistema imunológico e controle da inflamação.

Em geral, a pesquisa concluiu que o sistema endocanabinóide é, em grande parte, responsável pelo controle da homeostase: a condição natural ao equilíbrio do corpo. Outra conclusão foi de que, quando você ingere CBD, ele interage diretamente com os receptores CB2 em todo o seu corpo, estimulando seu sistema endocanabinóide.

Há 20 anos, os pesquisadores que descobriram o sistema endocanabinóide começaram a sugerir que muitos de nós sofremos de deficiência de endocanabinóide. Não é difícil de acreditar, uma vez que a dieta moderna não contém canabinóides. Com base nessa pesquisa, nós, da ANUC, acreditamos que o CBD é muito benéfico para a nossa saúde em geral.