5 países com maior cultivo de cânhamo

0

Enquanto a maioria dos países ainda restringe o cultivo do cânhamo – uma variedade da Cannabis sativa–  no geral, a produção mundial tem aumentado gradualmente nas últimas décadas. Atualmente a planta tem sido cultivada para fins comerciais ou de pesquisa em pelo menos 47 países, enquanto outros dois, de populações indígenas, o cultivam para criação de produtos têxteis.

A seguir, os cinco países que mais produzem cânhamo hoje:

5º lugar – Holanda

Um dos líderes europeus na produção de cânhamo industrial, começou a investir no setor em 1993. Atualmente o país produz cerca de 6614 toneladas por ano, um aumento de 200% só nos últimos dois anos.

Embora recentemente a produção na Holanda tenha aumentado drasticamente, acredita-se que a falta de terras agrícolas em seu território acabe limitando essa expansão. Por esse motivo, alguns produtores de cânhamo já começaram a transferir suas operações para outros países.

Cultivo de cânhamo industrial

4º lugar – Chile

Um líder mundial e o principal produtor de cânhamo da América do Sul, o Chile colhe cerca de 4385 toneladas por ano. O cânhamo tem sido uma cultura valiosa para o Chile desde que os espanhóis o introduziram pela primeira vez, por volta do ano de 1545. O Chile também ocupa o terceiro lugar mundial na produção de sementes, usadas principalmente para produzir óleo de suas sementes.

Durante anos o Chile também sediou a maior feira de cânhamo do continente, reunindo profissionais dos setores, tanto industrial quanto terapêutico, para palestras, apresentações e networking (contatos comerciais). O clima do país, solo rico e uma longa tradição agrícola são fatores cruciais à sua bem-sucedida indústria.

Cultivo de cânhamo em estufa no Chile

3º lugar – França

O cultivo do cânhamo é comum em toda a Europa, mas a França está entre os principais produtores do continente, colhendo aproximadamente 10.000 toneladas em 1994. A França, que também cultiva a planta há séculos é inquestionavelmente o principal produtor de sementes. O país europeu é responsável por produzir 59 por cento do total de sementes de cânhamo de todo o mundo.

A variedade cultivada na França é a mais adequada para a produção de fibras e sementes. Como resultado, a França também é um dos principais produtores de papel e celulose à base de canabis, que são distribuídos por toda a União Europeia.

Cultivo de cânhamo na França

2º lugar – Coreia do Sul

A Coreia do Sul colhe aproximadamente 14.000 toneladas anualmente. Originada na Ásia, a planta floresce naturalmente nas terras altas e arrozais da Coreia do Sul. Enquanto este país continua sendo um dos principais produtores mundiais, as leis e barreiras administrativas têm dificultado a expansão de seu cultivo e, portanto, o crescimento da indústria.

Países como o Canadá conquistaram boa parte do mercado de sementes e fibras de cânhamo da Coreia do Sul, já que é capaz de atender à própria demanda – por sinal, em constante crescimento, principalmente agora que a canabis está finalmente sendo legalizada no país, o segundo no mundo, depois do Uruguai.

Sementes de cânhamo em diferentes estágios de processamento

1º lugar – China

Por nunca ter proibido o cânhamo industrial, como aconteceu em muitos outros países, a China é hoje o maior produtor mundial. Seu cultivo faz parte da cultura chinesa há milhares de anos e atualmente produz cerca de 44.000 toneladas por ano. Além disso, é o número dois na produção de sementes da planta, representando 38% do total mundial.

A China também é líder mundial na produção e exportação de produtos têxteis, papel e outros produtos derivados do cânhamo. É ainda o principal fornecedor para os Estados Unidos, onde o cultivo da safra para fins comerciais permanece ilegal em nível federal.

Embora a China tenha uma longa história com o cânhamo, sua indústria só começou a florescer depois que o país passou a pesquisar e desenvolver a planta no final dos anos 70. Após descobrir os inúmeros usos e benefícios da canabis, a China conseguiu mais da metade das 606 patentes registradas mundo afora.

Cultivo de cânhamo na Ásia

Saiba mais sobre o cultivo de cânhamo

Enquanto esses países hoje lideram a produção mundial de cânhamo, outros começaram a difundir a safra ou recuperar suas operações de cultivo. Recentemente, países como a Grécia e Malawi (no sudeste da África) também passaram a produzir cânhamo.

Outros países que possuem algum tipo de regulamentação para seu cultivo incluem a Austrália, Áustria, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Grã-Bretanha, Hungria, Índia, Japão, Polônia, Romênia, Rússia, Eslovênia, Espanha, Suíça, Egito, Portugal, Tailândia, Ucrânia e Estados Unidos.

E o Brasil? Com a nossa tradição agrícola, temos tudo para entrar com bola e tudo nesse mercado. Força, time!

LEAVE A COMMENT: